Assuntos em Geral Roselma Neves

5 Sinais de Que Você Precisa de Descanso

Conhecer os Limites do Seu Corpo é Fundamental Por Isso Respeite o Pós Treino

Estar montada em nossas bicicletas é um requisito diário para muitas de nós. Quer se trate de treinar para uma corrida, ou simplesmente limpar nossas mentes do caos cotidiano da vida.

O exercício, de todas as formas, pode ser muito viciante. Nós nos sentimos carregadas de endorfinas e outras substancias químicas que trazem sensação de felicidade em nosso organismo, que nossos cérebros liberam durante um treino.

Ver nossos corpos se transformarem ao longo do tempo, e sentir os benefícios do exercício físico pode nos induzir a treinar mais pesado e fazer que passemos mais horas na bicicleta ou executar mais sessões na academia.

No entanto, existe um limite e devemos saber quando um treinamento é excessivo, e quando precisamos realmente fazer uma pausa para evitar lesões. As ações do pós treino são fundamentais.

Aqui estão alguns sinais que indicam que seu corpo realmente precisa de um dia de descanso … ou talvez uma semana!

 

Descanso Depois de Pedalar

Respeite Seu Descanso.

 

-Problemas de sono

Você está percebendo que não consegue dormir? Talvez você esteja conseguindo ter 8 horas de sono, mas ainda continua cansado durante o dia todo. Problemas de sono são o maior alerta de que você está com excesso de treinamento.

Todos nós precisamos descansar, e ter uma quantidade saudável de sono, para o organismo funcionar adequadamente. Todas os  Km’s na bicicleta e horas na academia trazem os benefícios enquanto nossos corpos estão em repouso. Isso é crucial para a recuperação muscular e cerebral, pois é quando reabastecemos nosso estoque de hormônios, neurônios e fibras musculares.

 

-Níveis de energia

Sua pedalada favorita de 50 km ou aquela trilha cheia de subidas de repente te exige esforço demais. Mesmo diminuindo o peso a bicicleta e aliviar o treino, completa-lo parece ser uma tarefa difícil. Este é um sinal comum de excesso de esforço físico.

Quando você não consegue executar seus programas de treinamento ou exercícios favoritos, é hora de fazer uma pausa ou deixa-lo mais leve, como exercícios de alongamento e ioga. Mesmo depois de algum tempo, volte a treinar lentamente e vá modificando gradualmente até seu regime habitual.

 

-Imunidade enfraquecida

Quando você treina o seu corpo esvazia os recursos necessários que ajudam seu sistema imunológico. Ao enfraquecer-lo, você facilita a presença de germes e resfriados em seu corpo. Até mesmo o seu ciclo menstrual pode apresentar-se mais doloroso e drenar sua energia mais do que o habitual.

Se você tiver alguma lesão ou estiver doente, então terá mais do que nunca permitir tempo de recuperação suficiente. O excesso de treino pode aumentar o problema, infeccionando o ferimento ou demorando na recuperação de sua saúde.

 

-Sentir-se Deprimido

Quando você se exercita, seja andando de  bicicleta ou fazendo um treino completo, você está submetendo seu corpo sob uma certa quantidade de estresse. Isso faz com que o corpo libere um hormônio do estresse chamado Cortisol, que seu organismo geralmente combate com as endorfinas e o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF).

Muito treinamento fará com que seu corpo continue liberando Cortisol e com sono desregulado seu corpo não consegue superar os efeitos desse hormônio do estresse. Então você acaba se sentindo mais ansioso, estressado e geralmente se sentindo um pouco deprimido.

 

-Falta de Progresso

Não importa o quão difícil está seu treinamento, você não está vendo diferenças nenhuma. Você sente que o progresso foi interrompido, e você sente que não adianta aumentar a carga de seus exercícios.

Sem permitir um tempo de descanso suficiente, seus músculos são incapazes de se recuperar e crescer. O tecido e as fibras musculares continuarão se desgastar, já com a recuperação no descanso o músculo se adapta e se torna mais forte, mas sem essa janela de descanso, você só sentirá dores. Por isso o uso de suplementos pós treino servem para potencializar o ganho muscular.

 

Pedalar e Descansar: Ambos Importantes.

Tão Importante Quanto Treinar é o Pós Treino

 

Se você apresentar algum desses sintomas, talvez seja hora de ter um dia de descanso, ou mesmo uma semana para permitir que sua mente e seu corpo se recuperem e se adaptem.

As coisas mais importantes que nosso corpo precisa são:

Bom descanso, dieta equilibrada e exercício (dentro dos limites).

Se você quer também ter uma recuperação mais eficiente, o uso de suplementos pós treino como esse aqui é uma boa opção para ter o seu corpo mais saudável.

Ir além de nossos limites pode levar a lesões de longo prazo, problemas recorrentes e até mesmo um desequilíbrio mental.

facebook-profile-picture

Sobre o autor | Website

Profª de Educação Física focada em exercícios funcionais e Pilates. Ciclista louca e apaixonada, assim como por qualquer esporte de aventura.