Perder Peso Pedalando: O que você precisa saber?

A grande maioria de nós tem vontade de perder peso e se tornar mais saudável , e muitas tem a intenção de realizar isso montada em uma bicicleta. Porém, o mais provável é que esse passeio nunca aconteça.

O ciclismo é uma atividade ótima para a perda peso de forma consistente e saudável, alem disso você se diverte e tonifica o corpo ao mesmo tempo.  Então se nesse momento você esta focado em emagrecer  ou ate mesmo já pensou nisso, que tal sair apenas do pensamento e começar logo?  Vamos lá?

Quero aqui neste artigo te convencer de vez que o ciclismo te oferece um estilo de vida perfeito  uma vida muito mais saudável. Sem contar com a economia que você terá com combustível, ainda mais que este está cada vez mais caro. Sem contar com a contribuição para a diminuição de CO2 na atmosfera.

Os Benefícios

 Mulher_pedalando_na_cidade

Por Women Bikes

Enquanto que muitos exercícios são repetitivos e podem causar lesões nas articulações, pedalar  tem uma ação oposta. Sendo um esporte de baixo impacto o ciclismo na verdade fortalece os músculos do quadril, panturrilha, glúteos e coxas. E quanto mais forte esses músculos são, mais fácil será queimar gordura.  Até mais que em uma corrida.

Você irá continuar queimando gordura por um bom tempo  mesmo depois de encerrado  o passeio inclusive na hora do banho e da refeição. Não e demais?

Começando

Acredito que só com esses benefícios você já tenha decidido perder peso pedalando, mas como começar? Antes de mais nada é preciso tomar algumas decisões.

  • E então? Vai pedalar sozinho, com um amigo, ou com um grupo? Qualquer que seja a escolha ela será muito boa, a questão aqui e o que lhe agrada mais. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis pedalando sozinhas até adquirir certa confiança. Outras acham por bem ir com um amigo ou grupo de pedal para lhes motivar até adquirir plena confiança.
  • E como você vai encaixar o ciclismo em sua rotina já agitada? A maneira ideal é incorporar  em suas tarefas diárias como ir e voltar ao seu trabalho. Se o trajeto até seu trabalho o transito é tranqüilo e lá existe um local pra tomar banho, então você tem as condições ideais. Mas se você não tem a melhor dos cenários pra ir de bicicleta ao trabalho, então você deve decidir se é melhor pedalar pela manha cedo antes de ir trabalhar ou a noite depois de voltar pra casa.
  • Você está pronto para pedalar ao ar livre ou você prefere começar em uma atividade indoor? Muitas vezes começar com algumas aulas de spinning para pegar algum condicionamento antes de sair ao ar livre e uma boa ideia, ou quem sabe adquirir um rolo de treinamento para bike que lhe permitira se condicionar dentro de casa e ganhar boa forma antes de ir para as ruas.
  • Talvez você queira alguém pra lhe treinar. Em certas situações ter um treinador é a melhor maneira de garantir que você terá inicio a sua prática de ciclismo, embora isso possa ser uma opção cara. Se você não puder pagar por um treinador ou quer mesmo começar sozinha, é possível elaborar um cronograma de treinamento onde se cria um diário com o seu progresso onde você observará sua evolução de cada treino.

 

Defina uma meta e cumpra

Estabelecer uma meta é fundamental para você de fato fazer algo, se existir um prazo pra ser cumprido ele se torna um motivador. Embora seja obvio para você ter como objetivo principal a perda de peso, ao invés disso é mais eficiente e divertido estabelecer  uma distancia específica ou algum tempo continuo que você pedala ate cansar.

Muitas pessoas vão lhe sugerir como objetivo a participação em algum evento de ciclismo, como passeio ou corrida que no momento você ainda não e capaz de completar. Contanto que seja algo alcançável esse também é um bom objetivo a cumprir. Não tente participar de uma pedalada muito difícil de completar, pois depois de inscrita você não tem muita opção, ou perde seu dinheiro e não vai ou não completa e se sente frustrada.

Depois da inscrição no evento não esqueça de avisar seus amigos e família para irem prestigiá-la. Além da motivação é mais fácil eles te empurrarem a participar caso esteja querendo desistir do pedal. Precisa ser considerado um caminho sem volta para que você não acabe desistindo.

Chega de Desculpas!

É da nossa natureza. Você acorda cedo e olha pela janela, vê a chuva e pensa. “Putz! Hoje eu vou e de carro/onibus”. Mas se você esta comprometida em adotar a bicicleta em sua vida, não deve usar essa desculpa nunca mais. Faça chuva ou sol tem que ter pedalada.

Se a motivação realmente não lhe vem fácil e é preciso lutar com você mesmo todas as manhãs para deixar as chaves do carro penduradas, tente algumas destas dicas que podem parecer um pouco extremas, mas a perda de peso neste momento e o que mais importa.

  • Não ande com dinheiro e nem seu passe ou ticket de ônibus. Elimine qualquer maneira possível de poder pagar por transporte, pois sem isso você será obrigado a andar de bicicleta
  • Cada vez que você deixar o carro em casa tente calcular quanto você economizou de grana. Pode parecer chato mas quando você puxar a carteira pra pagar um cafezinho se lembre que se não fosse pela economia talvez só desse pra beber um copo d’água, isso fará você pensar que valeu a pena.
  • Se você odeia tanto a chuva e não pode evitar dirigir e por causa disso agora seu orçamento não lhe permitirá sair pra se divertir ate 2020 :), arrume um jeito de treinar em casa com uma bicicleta ergométrica ou com um rolo para treino. Agora se você e uma garota radical venda seu carro e apague todos os contatos de táxi e mergulhe de cabeça nesse casamento você e o Ciclismo.

 

Devagar e Saudável

Nunca desanime se seus esforços não gerarem resultados imediatos. Perder  500 g ou 1kg a cada semana é perfeitamente normal e num tempo saudável. A coisa mais importante é manter essa perda e para isso você precisa continuar pedalando.

Nunca se esqueça que o ciclismo faz você criar músculos. Então não é porque seu peso não diminui que  os resultados não estão vindo, isso quer dizer que seu corpo esta eliminando tecido gorduroso e criando massa magra. Persista você vai obter resultados!

Escolhendo a Companheira Certa.

Antes de sair em sua missão de perder peso com o ciclismo, é importante que você tenha escolhido a bike e os equipamentos certos. Se você esta comprando uma bicicleta pela primeira vez é aconselhável procurar alguém que entenda do assunto e adquirir uma bicicleta que garanta que você terá o maior conforto em suas aventuras e passeios.

Por favor não compre sua bicicleta on-line se você não sabe o que esta fazendo , ou só porque achou que não existem diferenças entre as bicicletas. Indo ate a loja você será orientada por um profissional sobre qual bicicleta e adequada aos seu biótipo e sua intenção ao pedalar, como somente ir ao trabalho ou encarar alguma trilha nos fins de semana.

Como seu objetivo é perder peso talvez pneus mais leves sejam mais indicados para você conseguir mais velocidade e agilidade ao pedalar. Se for o caso vá ate uma loja e se oriente em como fazer a troca.

Investir em conforto também é necessário, roupas adequadas são mais que recomendadas pois ajudam a arejar o corpo e deixam o passeio mais agradável. Ter também roupas impermeáveis para os dias chuvosos é uma solução bem vinda. Assaduras são um pesadelo pra qualquer ciclista e também ninguém quer ficar ajeitando as roupas a cada parada em um semáforo, então procure saber quais roupas são mais adequadas, pois você não imagina o quanto  suas roupas podem influenciar no conforto de seu passeio.

Dieta e Nutrição

Óbvio que isso não será uma surpresa pra você, se vai querer perder peso terá  que fazer algumas mudanças em sua alimentação. Embora algumas dietas sejam muito populares, elas não são adequadas para perda de peso a longo prazo, e muito menos dietas radicais. Tudo que você precisa fazer é ter uma alimentação saudável e equilibrada , sempre estar bem hidratada e controlar o tamanho da porção que você come.

Outra boa ideia é introduzir mais proteína na sua dieta para manter a fome saciada e deixar seu metabolismo mais ativo. Procure ter um desjejum saudável  e nutritivo em ate 40 minutos após acordar e consumir um almoço ou um jantar com bastante proteínas em ate 30 minutos apos uma pedalada.

Se você eliminar guloseimas, evitar fast foods , beber muita água e se alimentar de forma mais saudável  verá seu peso ir ficando pelo caminho enquanto segue seu trajeto pedalando.

Boa Sorte!

shutterstock_89668912

Saiba Como Ter Uma Alimentação Adequada Para Emagrecer, Clique Na Imagem e Saiba Como.

 

facebook-profile-picture

Sobre o autor | Website

Profª de Educação Física focada em exercícios funcionais e Pilates. Ciclista louca e apaixonada, assim como por qualquer esporte de aventura.

Comentários no Facebook