Treinos Roselma Neves

Importância Do Core No Ciclismo

A IMPORTÂNCIA DO CORE NO CICLISMO

 

É muito comum muitos ciclistas acreditarem que precisam treinar apenas as pernas, por ser a parte fundamental do corpo para este esporte, porém precisamos treinar o corpo inteiro, pois apesar de outras partes serem menos exigidas,  também sentem o impacto de horas na mesma posição.

 

Mas há uma parte do corpo do ciclista que é extremamente exigida durante uma pedalada e muitas vezes deixada de lado, você já percebeu o tempo que os ciclistas ficam em suas posições sobre a bike com o corpo quase todo curvado a frente, com uma grande flexão de quadril e lombar?

 

Você pode até estar se questionando, mas não sou ciclista profissional, não pedalo com toda essa flexão de quadril, só quero perder peso pedalando, porém se a flexão for menor você sofrerá os impactos da gravidade e dos obstáculos do terreno (principalmente MTB) diretamente na sua lombar, então seja lá qual for a sua modalidade speed, MTB, ciclista profissional, amador ou apenas de passeio, sua coluna será bastante exigida.

 

coluna_ciclista

 

Mas o que fazer para melhorar essa situação e ao mesmo tempo proteger nosso corpo e melhorar a eficiência do ciclista em sua bike?

 

Você já ouviu falar do Core???

 

core-muscle-anatomy

 

A palavra core vem do inglês que significa centro, núcleo. São os músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica que têm como finalidade manter a estabilidade dessa região, um conjunto de aproximadamente 30 músculos que se conectam entre as pernas, quadril, coluna e caixa torácica, trabalhando em conjunto para estabilizar o tronco, sendo principais os seguintes músculos: abdominais, paravertebrais, glúteos, diafragma, assoalho pélvico e toda musculatura do quadril

 

Com o treinamento dos músculos do Core nos três planos de  movimento sabe-se que há a diminuição do risco de lesões, aumento da potência produzida na pedalada e melhora da técnica da pedalada. E ao mesmo tempo, a falta de controle desses músculos faz com que a potência produzida pelos membros inferiores diminua, reduzindo então o desempenho do atleta (Taylor L., 2005).

 

Quando falamos de prevenção de lesões, de acordo com um estudo de Alencar, T.A.M, 2009, é citado que estudos mostram que a diminuição da estabilidade central pode levar a lesões na coluna lombar e membros inferiores.

 

A musculatura profunda de abdome atua de forma muito importante na estabilização da região de quadril e lombar. Independente de qual esporte, seja o ciclismo, a corrida, a natação, ou triátlon, um bom fortalecimento e conscientização dessa musculatura pode trazer inúmeros benefícios.

 

Com essa região forte e estável você terá:

 

  • menor fadiga,
  • melhor estabilização durante a realização do gesto esportivo de cada esporte (principalmente em membros inferiores),
  • prevenção de lesões
  • prevenção de dores e desconfortos em regiões lombares, entre outros.

 

Com o CORE forte, toda a força e potência de outros grupos musculares é melhor aproveitada!

 

Depois de sabermos da extrema importância de ter o Core trabalhado corretamente, como fazemos para fortalece-lo?

 

A boa notícia é que o PILATES trabalha intensamente essa região, com o Core ativado de forma integrada com os movimentos, através da respiração. O trabalho realizado com a técnica faz com que o músculo transverso do abdômen (responsável pela sustentação da coluna) e o assoalho pélvico (responsável pela elevação dos órgãos) sejam estimulados.

 

pilates-musculos

 

O Pilates também trabalha postura, coordenação, equilíbrio, flexibilidade e força muscular do corpo todo com movimentos mais eficientes e seguros para o atleta, corrigindo desequilíbrios musculares e aumentando a capacidade respiratória.

 

O Pilates oferece benefícios que extrapolam o corpo. Ela melhora o foco e a capacidade de concentração e autocontrole, além de ajudar a reduzir o estresse. Um bom treino esportivo é aquele que une força, controle, consciência e prevenção.

 

Então não perca mais tempo, se você mora em Belém-PA agende agora mesmo sua Aula Experimental Grátis  de Pilates, com aulas exclusivas para atletas. Clique Aqui.

 

facebook-profile-picture

Sobre o autor | Website

Profª de Educação Física focada em exercícios funcionais e Pilates. Ciclista louca e apaixonada, assim como por qualquer esporte de aventura.

Comentários no Facebook