Saúde e Beleza Roselma Neves

Coletor Menstrual É Uma Solução Para Um Pedal Mais Confortável

Uma ótima opção para pratica do ciclismo durante seu período pode ser o coletor menstrual, também chamado de copo menstrual.

Quando aqueles dias chegam é bem provável que nossa prática de ciclismo seja afetada. São cólicas, dores de cabeça e o precaução contra vazamentos. Mas talvez não seja mais necessário suspender uma pedalada graças ao coletor menstrual.

A prática de exercícios pode ser uma maneira excelente de reduzir as cólicas menstruais e as alterações de humor no antes, durante e depois do período.

Para te ajudar a superar o inevitável de nossa natureza e manter os pedais constantes eu quero te apresentar um produto muito interessante, o copo menstrual.

Confesso que até bem pouco tempo nunca nem havia ouvido falar, mas depois de pesquisar os benefícios e o melhor deles:

Tornar as pedaladas mais agradáveis no período “daqueles dias” já me fez ficar super curiosa em testá-lo.

Então tomada por essa curiosidade fui atrás de mais informações afim de saber as vantagens desse produto em relação aos já consagrados do mercado.

mulher-pedalando-na-praia

O copo menstrual vai ajudar a mantê-lo andar de bicicleta em seu período, já que esse é o tipo de exercício que pode ajudar a aliviar as cólicas.

É fato que em determinado momento nós mulheres iremos usar nossa bike durante o período menstrual. Embora a higiene intima de cada uma possua escolhas pessoais esse produto, o copo menstrual, pode ser algo a se considerar. Um objeto higiênico que atua de forma fabulosa, substituindo os absorventes convencionais e os internos.

Por mais que absorventes internos sejam discretos, alem de conterem o fluxo muto bem, eles também trazem um certo desconforto. Se você esta no inicio ou final de seu período, os absorventes internos podem causar muita secura e deixar resíduos. Agora imagine isso somado a varias horas sentada no selim da bike?  Nem será necessário dizer que isso é uma receita certa para muitos problemas.

O copo menstrual é uma opção muito melhor que absorventes internos e externos, aqui está um vídeo de um fabricante de coletor menstrual que mostra como ele funciona.

Se você tem interesse em ajudar o meio ambiente, reduzir o consumo de absorventes é um ótimo começo. É surpreendente que uma mulher consome, em media, 11000 absorventes durante todo sua vida fértil. Isso não só agride a natureza, mas também o seu bolso.

Algumas mulheres não conseguem se adaptar aos absorventes internos, sendo assim os absorventes higiênicos convencionas são a única opção que resta. Este tipo de produto oferece uma menor proteção contra vazamentos alem de serem difíceis de disfarçar em calças de lycra mais justas, mas você pode contornar esse problema usando calças de ciclista mais folgadas por cima.

Se seus absorventes causam desconforto ou pouca proteção considere o uso do copo (coletor) menstrual. É um produto reutilizável que colhe ao invés de absorver seu fluxo menstrual.

O objeto, como já diz o nome, é uma especie de copo ou taça flexível e reaproveitável, feito quase 100% de silicone de grau medico/cirúrgico, usado dentro da vagina durante a menstruação para colher o fluxo menstrual. Os fabricantes recomendam que ele deve ser removido, enxaguado e reinserido a cada 8-12 horas.

E porque esse produto e ideal para quem as mulheres que pedalam?

Você sendo uma ciclista nunca sabe quando e nem onde será sua próximas parada. Com um coletor menstrual que retenha 3 vezes mais fluidos como um super absorvente, você estará protegida de vazamentos, mesmos nos dias mais intensos.

Caso você esteja pedalando e a menstruação esteja com pouco fluxo o uso do coletor menstrual, isso irá evitar ressecamento e irritação da mucosa vaginal e ambas trazem um desconforto horrível depois de varias horas sentada no selim da bicicleta.

Por ser reutilizável você só precisa levar o que estiver usando. Não há a necessidade de acomodar pacotes de absorventes em meio aos seu utensílios de ciclista. Não existe também a preocupação em encontrar um lugar adequado pra descarte, algo que pode se tornar complicado se você está no meio de uma competição que não tenha instalações adequadas para mulheres. De fato e preciso somente lavar e usar. Nosso corpo já possui um sistema de proteção natural, e os coletores são feitos de silicone que evitam o desenvolvimento de fungos e bactérias e por isso não é necessário fazer uma esterilização, basta uma lavagem com água.

Pedalar longas distancias pode ser uma experiencia confortável com o copo menstrual. Me deixa chateada saber que tantas mulheres fogem do selim da bike nos seus períodos menstruais pelo simples fato de não encontrarem um produto que as deixem confortáveis o suficiente. Até mesmo para quem já é veterana no ciclismo só de pensar em ir para pedais de longas distancias ou treinos indoor mais puxados, usando um absorvente externo ou interno já causa preocupação.

E as desvantagens?

Claro que na vida nem tudo são flores, e os coletores menstruais também apresentam seus empecilhos.

Realmente o investimento inicial é bem maior que um pacote de absorventes, porem entre 6 e 12 meses o produto já se pagou. O máximo que você pode precisar ainda e comprar um frasco de solução de Milton (hipoclorito de sódio a 1%) para para desinfetar o copo, mas um frasco dura um ano e custa bem pouco.

Outro fator desfavorável dos coletores é a dificuldade que algumas mulheres encontram em inserir e retirar os mesmos. Isso ocorre pelos vários tamanhos em suas espessuras. O uso de um lubrificante a base d’água ou mudar a a forma de dobrar o produto pode solucionar.

E as opções de coletores menstruais?

E muito bom ver que existem varias opções no mercado com algumas variações em seus projetos. Assim como diversas opções de cores, capacidade, estilos e tamanhos.

Vou deixar abaixo duas opções que achei adequadas de empresas disponíveis no brasil e uma bem barata que não posso garantir a procedência por ser da china mas estão ai para sua liberdade de escolha:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pretendo testar um produto desses e depois volto aqui e atualizo o artigo com minha opinião pessoal.

Espero ter ajudado no conforto de vocês meninas

Beijos e até a próxima.

—————–Atualizado—————–

Ola Mulherada!!!

Muitas Pedaladas???

Passando só para atualizar o artigo e dar minha opinião. Afinal quase 1 ano depois que fiz esse artigo eu prometi que daria minha opinião a respeito do uso do coletor menstrual, e então estou aqui novamente e já usando a bastante tempo acho que já posso opinar a respeito.

Vale lembrar que cada pessoa tem sua opinião e o que me serve talvez não seja solução para outra, a questão aqui é mostrar uma alternativa aos tradicionais absorventes íntimos, já que para quem pedala eles podem ser cruéis para nós mulheres que pedalam quando estamos naqueles dias.

O que posso dizer a respeito logo de início é que esse copinho e MARAVILHOSO.

O fato de você não ter atrito com absorvente já e motivo suficiente para você mulher ciclista optar por ele, mas ai alem disso ele elimina o risco de acontecer vazamentos (se bem encaixado) e você ainda economiza dinheiro.

O fabricante que escolhi foi o Inciclo e ate agora tem me servido muito bem, não tenho do que reclamar. Super confortável, discreto e prático.

Unica preocupação é de lavar com sabão após esvazia-lo e esterilizar depois do ciclo, bastando para isso botar em água fervente e depois ter cuidado para encaixa-lo de forma correta, pois se ele não desdobrar completamente o vazamento vai ocorrer, mas nada que um tempinho de uso não te deixe familiarizada e craque na hora de usar.

A verdade é que tem tantas vantagens que não dá pra não usar, seja a mulher ciclista ou não. Não consigo ver uma justificativa para não aderir ao coletor menstrual! Você fica tão livre que até esquece que está menstruada!

O que ainda ocorre é a questão do tabu que sempre surge quando se as partes íntimas da mulher está envolvida. Percebo que muitas torcem o nariz quando se descobre que é algo que precisa ser introduzido.

Como eu disse, a solução para uma nem sempre é para a outra, se você se sente desconfortável com a forma que o copo menstrual funciona, ok! Você tem o direito e a liberdade para tratar seu corpo da forma que quiser.

Porém se pra você o uso desse produto não lhe traz nenhuma encucação, então eu recomendo muitíssimo e tenho certeza que depois dele você vai se perguntar: Por que não comecei a usar isso antes?!

Ate a próxima

facebook-profile-picture

Sobre o autor | Website

Profª de Educação Física focada em exercícios funcionais e Pilates. Ciclista louca e apaixonada, assim como por qualquer esporte de aventura.

Comentários no Facebook